sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

"Ninguém nasce odiando outra pessoa, pela cor da sua pela, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a AMAR".

Nelson Rolihlahla Mandela (18/06/1918)
Advogado, ex-rebelde e ex presidente da África doSul (1994-1999
Líder do movimento Antiapartheid

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Fabiano Filippi Chiella & Luciane Sberse


Travessia de balsa sobre o Rio Paraguai


Fronteira Brasil-Argentina.

Porto Xavier - Brasil

San Javier - Argentina


Entrada da Cidade de São Miguel - RS - Brasil
Ponte sobre o Rio Paraná. Faz divisa entre Argentina e Paraguai

MISSÕES INTERNACIONAIS

Durante os dias 14 e 19 de novembro de 2007, estive visitando as Ruínas das Missões Jesuíticas no Brasil, Argentina e Paraguai. As Missões ou Reduções são aldeamentos indígenas administrados por padres jesuíticos.
a Ordem Jesuítica foi criado em meados do século XVI pelo padre Inácio de Loyola. Um outro padre, Manoel de Nóbrega, foi quem atravessou o Atlântico com a finalidade de catequizar os índios.
As Reduções se organização em torno de uma grande praça. Ao fundo existia uma enorme igreja, e em suas laterais se localizava uma construção para as viúvas e orfãs, escolas, oficinas, cemitérios e residências dos padres. Nas laterais da grande praça, estava as casas dos índios e na entrada localizava-se a administração da redução, o Cabildo e a prisão.
No Brasil, precisamente no Rio Grande do Sul, as Reduções tiveram início com o Padre Roque Gonzáles, que fundou a Missão de São Nicolau do Piratini. em 1687, os índios que habitavam o território do RS criaram os Sete Povos das Missões.
Estas reduções são ocupadas até a Guerra Guaranítica (1750-1756), onde surgiu o herói Sepé Tiaraju, que lutava em defesa dos índios sob o lema "Esta Terra Tem Dono".
Após a Guerra, os Setew Povos passam a pertencer a Coroa Portuguesa, e Colônia do Sacramento, no Uruguai, fica de posse dos espanhóis.