quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PASSEIO DE MOTO PELA AMÉRICA DO SUL bY VANDE (SOLLO)

A América é fascinante pelas características próprias que apresenta e pela hospitalidade de seu povo. Este continente possui muita história e muitos mitos compõem várias páginas deste pedaço de terra que é frequentemente desvendado por aventureiros com anseio de sentir na pele o que a civilização americana tem de deslumbrante para oferecer.
Conhecer a América, pode ser sonho e realidade para muitas pessoas. Mas conhecê-la de motocicleta, é missão de poucos, ainda mais quando esta, a motocicleta, for a única companheira.
São Valentim do Sul teve seu nome levado por seis paises do continente americano através da audácia, coragem e espírito aventureiro de Vanderlei Finatto, o by Vande.
No dia primeiro de novembro de 2007, São Valentim do Sul ficou para trás. Com destino a Carazinho e depois Foz do Iguaçu, by Vande traça sua rota e leva na bagagem da XTZ 250 CC a confiança e torcida dos amigos de uma excelente viagem. Que fica evidente quando retorna e estampa um sorriso realizador em seu rosto.
Depois de passar por Paraguai, a Bolívia o acolhe e lhe oferece suas beldades. Na Bolívia a primeira cidade visitada é Villa Montes, depois Camiri e Cabeças, onde encontrou dois amigos de moto vindo da Argentina com destino a Santa Cruz, seguiram viagem juntos. Depois de Santa Cruz, Cochabamba, pela Carretera Antígua, que foi uma dica dos amigos Raul e Antuani que conheciam e indicaram esta linda rota. Oruro estava no caminho para La Paz. O destino seguinte seria Desaguadero, margeando o Lago Titicaca, entrando no Peru com destino a Cuzco por Puno e Julliaca.
De Cuzco, o trem o leva até a Montanha Sagrada de Macchu Picchu. Depois de dois dias, o caminho de volta a Cuzco no Trem em primeira classe. Vale sagrado é o próximo passeio (visitando as cidades do Vale) que tem como companhia somente sua moto.
by Vande se despede e retorna para a Bolívia, para o Salar, maior deserto de sal do mundo, fazendo o passeio com a moto seguindo um grupo de amigos que estavam de jipe. Foram três dias e duas noites pernoitando no maravilhoso hotel de sal e seguindo pelo salar além de visitar várias lagunas e gêiseres.
O Chile é o próximo país a ser visitado. Atacama lhe acolhe em San Pedro de Atacama, Vale de La Luna e Cálama. Pegando a estrada, Lá Carretera o leva para Passo de Jama e 5200 metros de altitude, onde passou a noite na Aduana. (Muy Buenos Amigos).
Depois de cruzar o estremo norte da Argentina, chega em Buenos Aires, onde assiste o Show do THE POLICE no dia primeiro de dezembro e faz a travessia de Buquebus para Colônia Del Sacramento e depois Montevidéo, rumo ao Chuí, com saudades de casa e terminando o dinheiro.
by Vande retornou para o São Valentim do Sul, Brasil, em 04 de dezembro, trazendo na bagagem a lembrança de cada quilômetro percorrido e a façanha de ter realizado um sonho que a muito almejava.
As fotos a seguir, todas de autoria de Vanderlei Finatto, (sendo que as da Laguna Blanca foi pelo amigo israelense Yosef) revelam o que um dos maiores motociclistas do Brasil vivenciou. Agradecemos a este ilustre amigo por nos proporcionar “um passeio de moto pela América”, sem sairmos da frente do computador. Ficamos honrados com isso, e lhe dissemos, pode contar com nossa amizade para novas aventuras.
Telefone para contato: (54) 3472-1211 / 3472-112 ramal 2230
e-mail e MSN: byvande@hotmail.com
(Texto de: Fabiano Filippi Chiella)
(Informações: by Vande)