sexta-feira, 14 de agosto de 2009

RECESSO ESCOLAR

O Rio grande do Sul e uma parcela do país prolongaram as férias escolares devido determinações das Secretárias de Saúde. Sabemos que foi enquadrado no grupo de risco as crianças e gestantes. É comum vermos nos centros das cidades uma quantidade atípica de adolescentes, pois procuram usar o tempo vago, já que não estão em salas de aulas, para divertirem-se e passearem.
A impressão que fica, é que a nova gripe só pode ser transmitida dentro das salas de aulas ou na escola, de modo geral. Concluo que não se dá transmissão do vírus gripal andando pelas ruas, praças, shopping, bares, boates e outros logradouros públicos ou privados.
Não pensem que quero proibir o direito de ir e vir dos cidadãos. Todos são livres para usufruir a liberdade que nos é consentido. Minha dúvida recai sobre a necessidade de adiar o retorno às aulas. Será que quem deveria ficar em casa (e não na rua) seriam as pessoas gripadas ou com sintomas de gripe?
Dentro do grupo de risco determinado pelos órgãos responsáveis pela saúde, existem algumas exceções. É o exemplo de Bento Gonçalves, onde as escolas estão em recesso, mas as escolas de educação infantil, (creches de 0 a 6 anos de idade), estão atuando de modo normal. Acredito que as crianças de Bento Gonçalves não são grupo de risco, até que se prove o contrário.